terça-feira, 25 de abril de 2017

Bolívia quer usar logística de Rondônia para ampliar importações e exportações para o mundo

17/04/2017 - Ariquemes Online

Em que pese não ser uma visita oficial, portanto, sem uma pauta definida, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, recebeu, em seu gabinete no Palácio Rio Madeira, o ministro da Defesa da República da Bolívia, Reymi Ferreira Justiniano, com quem tratou de assuntos econômicos variados, em especial sobre a abertura de um corredor de exportações capaz de integrar o País vizinho ao mercado mundial. 

Em quase duas horas de uma amistosa conversa, eles trataram da possibilidade do incremento e melhoria das relações comerciais entre a Bolívia e Rondônia, destacando as necessidades de cada um e o compromisso de ampliar essas relações. Três temas básicos nortearam o diálogo entre as autoridades: O transporte de madeira e castanha da Bolívia até o porto de Porto Velho, a importação de combustível venezuelano para a Bolívia utilizando a estrutura de logística de Rondônia e a importação de sal da Bolívia. 

A impressão que ficou foi a melhor, como bem disse o ministro boliviano. Se confirmada a utilização da rota rondoniense para o transporte de combustível da Venezuela, os custos e o tempo serão reduzidos consideravelmente, tendo em vista que atualmente para chegar à Bolívia o combustível venezuelano enfrenta todo o percurso da costa do Oceano Atlântico, passando pela Argentina até seu destino no País vizinho, revelando num desperdício enorme de tempo e dinheiro. 

O ministro que visitou também o porto organizado de Porto Velho (Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – Soph) – e pôde acompanhar por vídeo o embarque, desembarque e a exportação de uma carga de madeira boliviana, mostrou-se satisfeito com toda a estrutura e com os níveis de segurança das cargas, levando-o a reconhecer a oportunidade e a possibilidade concreta de escoar pelo Brasil (Rondônia) seus produtos exportáveis. 

Pelo lado rondoniense, o vice-governador Daniel Pereira vislumbrou a possibilidade da importação de sal do País vizinho, destacando o nível de consumo rondoniense para complementar a alimentação bovina de mais de 14 milhões de cabeças – sal e nutrientes minerais. Falou também da perspectiva de mercado que se abre na Bolívia, que pode importar de Rondônia uma série de bens e serviços, a começar pelo calcário, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, entre outros, consolidando e ampliando assim as relações comerciais entre ambos. 

Disse também que a ampliação dessas relações, entre tantos benefícios, propicia ainda uma espécie de intercâmbio de conhecimento, que pode levar e trazer estudantes e especialistas de ambos os lados para realização de estudos e estágios nas mais diversas áreas de conhecimento, de modo que seja importante e proveitoso econômico e culturalmente para Rondônia e a Bolívia. 

RONDÔNIA RURAL SHOW 

Depois de ver um vídeo sobre recursos e potencialidades de Rondônia, o ministro Reymi Ferreira Justiniano foi convidado por Daniel Pereira a participar da 6ª Rondônia Rural Show, que será realizada de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná. O vice-governador pediu ao ministro que levasse também o convite ao presidente Evo Morales. 

Daniel Pereira disse que irá a Brasília para formalizar o convite ao embaixador boliviano do Brasil, José Kin, de modo que tanto o presidente Evo Morales, como seus ministros da Agricultura e Comércio Exterior possam conhecer a Rondônia Rural Show, e assim melhorar e ampliar as relações comerciais entre Brasil e Bolívia via Rondônia.

http://www.abifer.org.br/Noticia_Detalhe.aspx?codi=21958&tp=1