quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DNIT apresenta projeto final para duplicação da BR-280


23/9/2010
A Notícia (SC)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresenta hoje o projeto final de duplicação da BR-280, trecho entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, a empresas de todo o País interessadas em executar as obras, que estão previstas para começar em fevereiro do ano que vem (veja quadro). O encontro será às 9 horas, no auditório do DNIT, em Florianópolis.

A apresentação faz parte do processo final antes do lançamento do edital de licitação das obras em 71,5 km desse trecho da rodovia, previsto para outubro.

O processo é nacional e, por isso, qualquer empresa brasileira pode se candidatar a fazer a duplicação. A licitação deve ficar aberta por um mês, mas a previsão é de que esse período dure 90 dias.

A empresa escolhida tem um prazo legal, que é de outros 30 dias, para fazer a contratação de mão de obra, corte da vegetação necessária, montar o canteiro de obras e fazer os procedimentos obrigatórios e fundamentais para iniciar a terraplenagem.

Como não há inscrições para participar da audiência de hoje, o DNIT não tem ideia de quantas empresas devem se interessar em concorrer no processo licitatório.

A duplicação desse trecho da BR-280 deve custar cerca de R$ 950 milhões. O canteiro central foi retirado do projeto inicial e a divisão das pistas será feita com as chamadas barreiras de cimento, como em outras rodovias de SC.

SAIBA MAIS
A obra deve ser concluída no período de três a cinco anos. Esta etapa contempla um túnel de um quilômetro em Jaraguá do Sul e não traz obras para a ponte do Linguado por causa das discussões a respeito da abertura do canal.