sábado, 8 de julho de 2017

Obras da BR-101 não têm prazo de acabar

07/07/2017  - Infonet - Sergipe

Consórcios têm dificuldade para dar andamento a obras de duplicação na BR-101 (Foto: Arquivo Infonet)

As obras de duplicação da BR-101 norte, nos trechos dos quilômetros 00 até o 40 e 52 até o 77.3, não tem previsão para ser finalizadas. Os consórcios responsáveis pela execução dos serviços nos dois lotes têm dificuldades para dar andamento às adequações nas vias, e a atual situação da pista incomoda condutores em todo o Estado.

O caso mais delicado está no terceiro lote, entre os km 52 e 77.3. A empresa que tocava as obras pediu rescisão contratual, deixando empacados os procedimentos há quase dois anos. Quando o acordo for definitivamente rompido, um novo certame licitatório será estabelecido.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Gustavo Defilippo, lamentou os problemas. “Nossa maior preocupação é começar um novo contrato e colocar a obra novamente em andamento. O mais importante é atender a necessidade da população, que é ter a rodovia pronta”.

Os km 00 e 40 estão com as obras inertes, embora tenham sido retomadas em fevereiro deste ano. O consórcio também não consegue cumprir o que ficou estabelecido e será pressionada para prosseguir com a duplicação, sob o risco de também ter o contrato suspenso. “Temos verba para terminar a obra, e estamos tentando não perder o timing. Nosso intuito é finalizar tudo o mais rápido possível”.

Por Victor Siqueira e Aisla Vasconcelos